por O termo Inteligências Múltiplas, foi cunhado pelo professor e pesquisador de Harvard, Howard Gardner.
Os conceitos de Inteligência Emocional, Interpessoal e Social revolucionaram o antigo conceito de inteligência, tornando obsoletos os testes de QI.
Na década de 30, Robert Thorndike sugeriu a possibilidade de que as pessoas pudessem ter “inteligência social” – uma habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção.
Na década de 80, o professor Howard Gardner apresentou a Teoria das Inteligências Múltiplas, que envolvia sete formas de inteligência, dentre elas as inteligências intrapessoal e interpessoal.
Na década de 90, o pesquisador John Mayer, juntamente com seus colaboradores David Caruso e Peter Salovey, torna-se uma referência para a pesquisa científica sobre “Inteligência Emocional”.
Inteligência Emocional é definida como a capacidade de raciocinar sobre emoções. Ela inclui a capacidade de perceber emoções com precisão, de acessar e gerar emoções, de entender emoções, e regular as emoções de forma reflexiva, de modo a promover o crescimento emocional e intelectual.
A expressão “Inteligência Emocional” ganhou popularidade com a publicação do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, em 1995, mas este tema já é alvo de pesquisas desde o início da década de 90, com a publicação de artigos em jornais acadêmicos, por Peter Salovey e John D. Mayer.
Em seu artigo de 2000, John Mayer e seus colaboradores apresentam quatro tipos de habilidades envolvidas com a Inteligência Emocional:
- habilidade para a percepção das emoções;
- habilidade no uso das emoções;
- habilidade no entendimento das emoções;
- habilidade de controle e transformação das emoções;
Onde:
A habilidade de percepção das emoções inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, através da voz ou expressão facial, por exemplo. A pessoa que se sobressai nessa habilidade percebe facilmente a variação e mudança no estado emocional de outra;
A habilidade no uso das emoções implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
A habilidade no entendimento das emoções consiste em captar variações emocionais nem sempre evidentes; e
A habilidade de controle e transformação das emoções
Salovey e Mayer propuseram ainda cinco domínios ou competências da Inteligência emocional (Salovey e Mayer, Emotional Intelligence. apud Goleman, 1995, p.55):
- Autoconsciência;
- Autodomínio;
- Automotivação;
- Empatia e
- Habilidades sociais.
Autoconsciência – Conhecer as próprias emoções;
Autodomínio – Controlar os sentimentos nos mais variados momentos e situações; administrar as emoções. Lidar com os sentimentos apropriadamente. Significa lidar com as próprias emoções de forma que facilitem a realização de suas atividades, em vez de interferir com elas. Desenvolver equilíbrio emocional para recuperar-se de aflições emocionais.
Automotivação – envolve utilizar os sentimentos de entusiasmo, perseverança e tenacidade para conquistar os seus objetivos e metas de uma forma bem direcionada e segura, com o intuito de ter iniciativa e ser altamente eficaz; perseverar sempre, mesmo diante de revezes e frustrações. É com perseverança, entusiasmo e motivação que se consegue aperfeiçoamento e êxito nas realizações. Direcionar as emoções e atenção para determinado objetivo ou meta é essencial para concentrar a atenção e promover realizações.
Habilidades sociais – a arte do relacionamento é, em grande parte, a aptidão de lidar com as emoções dos outros; interagir com facilidade; utilizar essas habilidades para liderar; negociar e solucionar divergências, bem como para a cooperação e o trabalho em equipe; ter alegria no convívio com as pessoas, evitando ver a vida apenas como um observador.
Bibliografia:
A) Livros:
- Inteligência – um conceito reformulado – Howard Gardner – ed Objetiva;
- Inteligência Emocional – Daniel Goleman – ed. objetiva;
- Hendrie Weisinger – Inteligência Emocional no Trabalho – ed. objetiva;
- Claude Steiner – Educação Emocional – Ed. Objetiva;
- Inteligência Emocional e a Arte de Criar nossos filhos – Ed. Objetiva;
B) Artigos:
- Inteligência Emocional e social – José Aparecido da Silva – Docente do Depto. de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP;
- Emotional Intelligence meets traditional standards for an Intelligence – John Mayer, David Caruso e Peter Salovey, 1999;
- What is Emotional Inteligence -John Mayer, David Caruso e Peter Salovey, 1997;
- Models of emotional Inteligence – John Mayer, David Caruso e Peter Salovey, 2000.