Dia dia 09 de agosto de 2016, o CEAF realizou a primeira etapa do ciclo de  atividades para a construção de seu Projeto Político Pedagógico – PPP. A Oficina Construindo com Você o Novo em Educação para o MP contou com a presença do promotor de Justiça e Coordenador do CEAF, Eduardo Cambi, da equipe que compõe o CEAF, bem como de parceiros e colaboradores: o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional Marcos Bitencourt Fowler, a Coordenadora de Recursos Cíveis Procuradora de Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Falimentares e de Liquidações Extrajudiciais Procuradora de Justiça Terezinha de Jesus Souza Signorini, o Promotor de Justiça Assessor da SUBPLAN Murilo Cezar Soares e Silva, o Promotor-Corregedor William Buchmann, o Promotor de Justiça Alexandre Gaio e a Coordenadora do projeto Rede Ambiental das Bacias Hidrográficas Promotora de Justiça Melissa Cachoni Rodrigues. Contou também, com a presença da Diretoria do Departamento de Planejamento e Gestão Denise Ratmann Arruda Colin, a Assessora da SUBPLAN Elaine Mara Vistuba Kawa, o Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas Luiz Carlos Mantovanelli, Victor Roberto Lesinhovski e ainda convidados de instituições externas como a professora da UFPR Veronica Branco e o Técnico do Seguro Social do INSS Antonio Leodoro da Silva Neto.

O PPP é o documento que identificará as necessidades e os desejos dos integrantes do MPPR na área de qualificação e aperfeiçoamento profissional, assim como apontará metas que orientarão as ações do Centro de Estudos nos próximos anos. Para ser efetivo e ter legitimidade, o projeto precisa ser elaborado com o envolvimento das pessoas. A oficina teve esse papel, integrando a equipe do CEAF, assim como outras unidades do MPPR e instituições parceiras; todos refletindo sobre como melhorar os serviços e ações ofertadas pelo Ceaf, em suas diversas atuações, perpassando pela qualificação, estágio e biblioteca.

Programação – A Oficina foi bastante dinâmica, incluindo também atividades corporais, combinadas com reflexões individuais e em grupos. A primeira atividade chamada “Alongando e aquecendo as ideias” os participantes foram conduzidos pela Educadora Física e Personal Trainer, Marisete Bastos Ribeiro, a realizar atividades de integração e de alongamento físico. Na segunda etapa, sob a orientação da Empreendedora Pública Maria Rita Taques Michalski, aplicou uma técnica de planejamento, a “Investigação Apreciativa”, provocando os participantes a refletir sobre o que cada um e cada unidade pode contribuir para a educação do MPPR. Todos foram instigados a pensar, escrever e contribuir para esse primeiro momento de diálogo na construção do Projeto Político Pedagógico do CEAF.

Nos próximos meses, o CEAF estará realizando diversos momentos que oportunizarão a participação dos integrantes do MPPR na construção de seu PPP, por meio de Ciclos de Escuta Diagnóstica, questionários eletrônicos e encontros em grupos focais.

 

Fonte: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Paraná