Desfazer uma amizade, ou até mesmo terminar um namoro, também ficou muito diferente. Nos anos 90 você precisaria se encontrar com a pessoa e ter uma conversa difícil. Atualmente, basta excluir e bloquear. É como se nada tivesse acontecido. A parte boa da rede social é que você mantém contato fácil e gratuito com todos os seus amigos, não importa onde estejam. A parte ruim é que tanto faz se você é um amigo.
Por um lado, as redes sociais são divertidas, você dá uma olhadinha no celular e de repente lá se foram duas horas rindo de memes, vídeos de gatos, baixarias e sátiras,”a zoeira não tem limites”. Por outro, já está tarde e você não lavou a louça, não limpou seu sapato, não fez o trabalho da faculdade, não leu (de novo) o livro que você começou há seis meses atrás. Alguns se viciam na internet em si, outros se viciam em procrastinar. As redes sociais, associadas aos smartphones, provavelmente são a razão pela qual ninguém consegue ser produtivo neste século.
Talvez esteja na hora de cada um repensar a necessidade dessas ferramentas e avaliar o quanto elas realmente estão contribuindo para o seu bem estar. Nenhuma das inovações citadas podem ser desinventadas, especialmente a internet, que nem mesmo os arrogantes governos conseguem controlar. Talvez não haja nada de errado com a nossa era e as suas tecnologias em si, mas com nós mesmos.
Você não chamaria alguém que acabou de conhecer de “amigo”, você não o convidaria para a sua casa, você não iria querer saber da sua vida, o que ele pensa, para quem ele reza e em quem ele vota. Então, para que adicionar essa pessoa? Você não está disponível 24hs para bater papo – ou não deveria estar. Então por que interrompe suas tarefas e trabalho toda vez que o app de mensagem instantânea se manifesta? Você não tem o hábito de ir até a sua caixa de correio a cada cinco minutos, ou de madrugada. Então por que verifica o email e notificações o tempo todo? Você não aparecia todo dia na janela exibindo o decote para pescar elogios. Por que não passa um dia sem postar as mesmas fotos de decote na rede social?
Um novo ambiente surgiu, mas quem precisa mudar somos nós.
Toda ferramenta já inventada tem o propósito de facilitar as nossas vidas. Se a ferramenta não atinge esse propósito, é porque ela é inútil ou o usuário não sabe utilizar. O que é mais provável que esteja acontecendo?
Fonte: [1] DependênciaDeInternet